quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tito

Uma dica rápida sobre nosso estudo do livro de TITO:
Um livro de apenas três capítulos, mas recheado de conselhos. Paulo com sua carta à Tito, nos traz muitos ensinamentos para vivermos uma vida correta diante de Deus.
É uma leitura que vale a pena.

DADOS ACERCA DE TITO: Era gentil, Gálatas 2:3; amigo amado e ajudante de Paulo, II Coríntios 2:13; 7:6,13; 8:23. Mensageiro da igreja de Corinto, II Coríntios 8:16-18. Era absolutamente confiável e abnegado, II Coríntios 12:18. Foi companheiro de Paulo e Barnabé numa viagem a Jerusalém, Gálatas 2:1. Paulo deixou-o em Creta como supervisor das igrejas, Tito 1:5. Esteve em Roma com Paulo durante o encarceramento deste. II Timóteo 4:10. Parece que possuía melhor saúde e mais maturidade que Timóteo.

TEMA PRINCIPAL: Conselhos e exortações acerca dos deveres e das doutrinas ministeriais, com ênfase especial sobre as boas obras.
3:8.

PENSAMENTO PRINCIPAL: A ênfase nas boas obras está em 1:16; 2:7, 14; 3:1, 8, 14. Esta é uma resposta suficiente para os que dizem que há um conflito doutrinário entre as cartas de Paulo e a de Tiago.
O caráter dos cretenses era tal que Paulo julgou necessário aconselhar a seu ministro a insistir no ensino acerca da vida cristã conseqüente. Sem dúvida, esta carta não ensina a salvação pelas obras, 3:5.

Está bem claro que Tito era um dos convertidos de Paulo, (1:4). Deve ter-se convertido nos primeiros dias do ministério de Paulo, pois ele acompanhou Paulo e Barnabé à Jerusalém, ao findar da sua primeira viagem missionária, dezessete anos após à sua conversão, (Gálatas 2:1). Tito era diferente de Timóteo em muitos aspectos. Timóteo foi criado como judeu e circuncidado por Paulo, enquanto que, Tito era um puro gentio e não foi circuncidado, (Gálatas 2:3). Devia ser mais velho do que Timóteo em idade e graça; certamente mais forte, fisicamente e moralmente, pois Paulo parecia menos preocupado com a conduta de Tito e, de como os outros o tratavam, do que com o que sucedia a Timóteo.

Acredito que é uma base para um bom estudo...
Deus abençoe a cada um que se propor estudar sua Palavra, certamente Ele tbm trará crescimento.

Um comentário: